Institucional

...
Sr. Gentil Moreno - Fundador

Fundada em 1952 pelo Sr. Gentil Moreno com o nome de Fundição São Jorge, a empresa deu início às suas atividades de fabricação de peças de ferro fundido e bronze, com o objetivo de atender a indústria de açúcar e etanol.

Com o passar dos anos e com a expansão do setor sucroenergético, a empresa investiu em tecnologia, em equipamentos e na especialização da mão de obra. Desde então, a evolução tem sido constante.

Em 1988, foram adquiridos fornos de indução e tratamento térmico, que deram mais agilidade e qualidade à produção. Além disso, conciliou-se a fundição com atividades metalúrgicas, oferecendo peças desbastadas e usinadas, somando forças para dar maior desempenho e dinâmica ao mercado.

Com isso, a empresa expandiu seus horizontes produzindo fundidos para os mais diversos segmentos industriais como: mineração, siderurgia, geração de energia, válvulas e bombas, papel e celulose.

O ano de 2002 foi marcado por um grande acontecimento, a empresa consolidou seu sistema de qualidade e obteve a certificação ISO 9000, definindo o padrão não só para os sistemas de gestão da qualidade, mas também para os sistemas de gestão de maneira geral. Além disso, a Moreno, identificando a necessidade de seus clientes, aumentou seu portfólio; criou em 2004 uma nova unidade de fundição voltada para peças de pequeno e médio porte.

Mais uma vez, pensando na satisfação dos seus clientes, em 2006 a Moreno investiu em pesquisa no mercado de açúcar e etanol lançando uma tecnologia diferenciada em seus ternos de moenda, com o objetivo de obter maior produtividade, rendimentos diferenciados e menor custo operacional.

Hoje a Moreno possui todos os seus processos produtivos homologados e certificados, tanto por órgãos nacionais como internacionais, objetivando a melhoria contínua e versatilidade aos mais exigentes segmentos de mercado.

A Fundição Moreno, de 2006 até os dias atuais, mantendo sua característica de visualizar as oportunidades de negócio, mantem-se atualizada com as principais tecnologias voltadas para o mercado metalúrgico.



Foto 1
Processo de fusão da Fundição nos anos 70
Foto 2
Moenda fabricada na década de 70