Governo anuncia redução de exigências e serviços na exploração de gás e petróleo


Depois de muita discussão com a indústria, o Governo anunciou a redução de 50% em média da exigência de equipamentos e serviços produzidos no País para a exploração de campos de petróleo e gás natural.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, as novas regras irão valer a partir do leilão, previsto para setembro.

Racionamento no DF será ampliado, mas não atingirá Esplanada dos MinistériosRacionamento no DF será ampliado, mas não atingirá Esplanada dos Ministérios
Receita libera download do programa de IR nesta quinta-feira (23)Receita libera download do programa de IR nesta quinta-feira (23)

Para a exploração em terra, o índice de conteúdo local será de 50%. Nos blocos em mar, o conteúdo mínimo será de 18% na fase de exploração, 25% para construção de poços e 40% para serviços de coleta e escoamento.
Nas plataformas marítimas, o percentual será de 25%.

Segundo o ministro, as alterações têm como objetivo garantir competitividade para a indústria no País: “toda a empresa que vem ao Brasil para explorar ou produzir petróleo e gás, tem um percentual mínimo obrigatório que ele tem que contratar no País. O Governo entendeu que melhor que ter o não pagamento da multa é podermos ter um número mais realista”.

As multas para as companhias que não observarem os atuais percentuais deverá cair, mas a penalidade pode aumentar caso a política de conteúdo local continue sendo deixada de lado.


Fonte: Jovempan