Preço da energia elétrica no mercado spot cai 11%, diz CCEE


A cotação da eletricidade no mercado de curto prazo medida pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) teve queda de 11 por cento ante a semana anterior em todas as regiões devido, principalmente, a uma revisão na carga para os meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017.

O PLD médio ficou em 182,12 reais por megawatt-hora para a próxima semana, ante 204,92 na semana anterior, segundo nota da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A CCEE afirmou que houve uma revisão para baixo na carga para os meses de dezembro de 2016 (-2.600 MWmédios) e janeiro de 2017 (-3.300 MWmédios).

As hidrelétricas da região Sudeste receberão em dezembro volume de chuvas em 85 por cento da média histórica, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira, enquanto a projeção para o Nordeste está em 72 por cento da média.

Citando uma situação mais favorável nos reservatórios das hidrelétricas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária das contas de luz voltará a ser verde no Brasil em dezembro, sem cobrança extra, após ficar amarela em novembro.

Laís Martins

Fonte: Reuters