Quais são os indicadores econômicos mais relevantes para a indústria?


Competitividade acirrada, novos hábitos de consumo, tecnologia chegando a processos produtivos. Como acompanhar tudo isso? Qual é o momento certo de avançar no mercado? Será que as indústrias estão preparadas para a adaptação constante em um cenário que muda o tempo todo?

Para ajudar empresas a responderem questões estratégicas para os negócios, o caminho mais curto é a informação. Coletar dados, cruzar referências e transformar tudo isso em conteúdo prático e relevante para os negócios é uma das atividades que o Sistema Fiep realiza constantemente. São sondagens, pesquisas feitas por especialistas e análises de mercado que facilitam a tomada de decisão dentro do setor. A Sondagem de 2018 será lançada no dia 11 de dezembro, em Curitiba.

Roberto Zürcher, economista do Sistema Fiep, conta que fornecer informação de mercado é uma atividade realizada pela instituição há muito tempo. 

“Desenvolvemos levantamentos deste tipo há 30 anos. Todos os meses apresentamos o Relatório de Desempenho, que retrata a situação econômica das indústrias paranaenses. O relatório passa por dados tradicionais de desempenho de vendas e também inclui uma análise detalhada de gastos com pessoal, insumos e agregação de valor aos produtos”, detalha Zürcher.
Informações que fazem a diferença para o cenário industrial

Indicadores. Uma palavra que determina os próximos passos que a indústria deve dar. No dia a dia, a preocupação com administração, gestão de pessoas e processos produtivos dificulta o “parar para pensar”. Ainda assim, as indústrias paranaenses estão no caminho certo.

A última Sondagem Industrial 2016-2017 feita pelo Sistema Fiep aponta que 83% dos industriais paranaenses utilizam a informação como estratégia competitiva, sendo que 64% deles as sistematizam e as analisam dentro da empresa e outros 36% a adquirem de fontes externas. “Isto mostra a importância que se dá a indicadores e a informações econômicas”, destaca Zürcher.

O economista conta que os indicadores vêm de várias fontes: consultores independentes (43%), instituições privadas (28%) e instituições públicas (22%). Índice de inflação, taxa de câmbio e custo do dinheiro são os mais utilizados pelas indústrias. Mas há outros igualmente importantes: “situação financeira, nível de atividade, impacto das medidas econômicas, nível de demanda e de novos empreendimentos”, aponta.
Por que utilizar estes dados no dia a dia dos negócios?

Roberto Zürcher explica que é preciso olhar para o cenário macro – que envolve o mercado nacional e internacional – sem deixar de observar aspectos particulares da região onde a empresa está inserida. A Sondagem Industrial fornece informações sobre produtividade, qualidade, infraestrutura e meio ambiente, entre outras. É todo o ecossistema que envolve os negócios e que leva a resultados cada vez mais precisos.

“Ao levarmos estas análises para perto dos empresários, ajudamos os gestores a entenderem melhor as práticas utilizadas na atualidade. A tomada de decisão pode ser mais rápida e mais assertiva”, indica o economista. “Apoiar os negócios com este benchmarking permite que as indústrias do Paraná melhorem sua produtividade e sua competitividade, que são essenciais para acompanhar o mundo globalizado em que vivemos”, finaliza Zürcher.


Fonte: G1