Brasil registra recorde mensal na exportação de minério de ferro em dezembro


A exportação de minério de ferro do Brasil em dezembro registrou um novo recorde mensal, com 39,65 milhões de toneladas em relação ao mesmo mês do ano anterior, uma alta de 24%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).


Os embarques registrados em dezembro apagaram a melhor marca anterior, vista também em dezembro de 2015, segundo a série histórica da Secex, iniciada em 1997. Mineradoras com a Vale podem ter aproveitado os preços mais altos da commodity, que em dezembro atingiram os preços mais elevados desde abril de 2022 na bolsa de referência de Cingapura. Já na primeira semana de janeiro, o produto vem sendo cotado ao preço próximo de 140 dólares a tonelada no mercado asiático.

Somente no mês de dezembro, as exportações do minério de ferro brasileiro somaram 3,5 bilhões de dólares, o que corresponde a uma alta de quase 70% na comparação anual. Dados iniciais da Secex indicam um preço médio do minério de ferro exportado pelo Brasil, no mês passado, em 88 dólares a tonelada, com uma alta de 36,6% em relação a dezembro de 2022.

Outro destaque da balança comercial em dezembro foi o petróleo, num patamar próximo do minério de ferro, com 3,5 bilhões de dólares, mesmo tendo recuado cerca de 1 bilhão de dólares na comparação anual devido a menores volumes e preços.

As exportações de soja, que tradicionalmente se mantém à frente das exportações brasileiras, ficaram em quase 2 bilhões de dólares em dezembro, patamar abaixo dos picos mensais, mais em função da queda de volumes exportados no final do ano, decorrentes da menor oferta do produto antes da entrada da nova safra.

Mesmo assim, após uma colheita de safra recorde em 2023, o Brasil dobrou os embarques de soja em dezembro, com resultados semelhantes em receitas. O açúcar teve resultado forte, com uma exportação que atingiu o pico em dezembro, com embarques de 3,85 milhões de toneladas, uma alta anual de 75%, à medida que o país tem escoado uma produção recorde.

Essa marca registrada do açúcar em dezembro configura a mais alta para o produto desde outubro de 2020, com 3,95% de toneladas, segundo a Secex. No café verde, o país embarcou 243,56 mil toneladas, equivalente a mais de 4 milhões de sacas de 60 kilos, com um resultado próximo ao de outubro, quando foi registrado o maior patamar de exportações do produto em quase três anos.

Fonte: defatoonline