Exportações do aço crescem 59% nas primeiras duas semanas de 2023


Alta acompanha o bom resultado de 2022, que registrou variação positiva de 26,4% e ocupou o 12º lugar no ranking de produtos destinados ao mercado internacional

As exportações do aço e ferro-ligas na indústria da transformação cresceram 59% até a segunda semana janeiro em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra o balanço do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Somado a outros itens da produção brasileira, as exportações subiram 16,8% — um registro de superávit de US$ 1,71 bilhão na balança comercial do país apenas em duas semanas.

A produção siderúrgica foi a sexta mais destinada ao comércio internacional — ficando atrás apenas do arroz, milho, minerais brutos, minério de cobre e açúcar e melaços.

“Um crescimento significativo que reforça a potência do aço não só no mercado interno brasileiro, mas também no mercado internacional. Indica ainda que a nossa produção é vista com bons olhos por diferentes regiões do globo e direciona nossas expectativas para um cenário de elevação constante”, avalia Marcos Ledo, CEO da Krominox, líder nacional na produção de tubos de aço inoxidável.

A Krominox projeta um crescimento não somente no mercado internacional, mas também na produção e comercialização interna. Estima-se uma elevação de até 41% nos principais setores que utilizam o aço como matéria-prima, a citar a construção civil, a indústria automotiva e bens de capital, que juntos ocupam 80% de todo o mercado nacional do aço.

Com o cenário favorável e as perspectivas positivas, a companhia desde 2022, iniciou um plano de ampliação com aquisição de novas indústrias e equipamentos. Além de projetos para a inovação de seus produtos. Apenas para 2023, a expectativa é de investimentos na ordem de R$ 15 milhões para aquisição de maquinários, ferramentas e fornos térmicos dedicados à produção de aço com costura.


Fonte: Portosenavios