Minério de ferro em Dalian amplia rali na volta do Ano Novo Lunar com otimismo sobre demanda da China


30 Jan (Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian ampliaram os ganhos após o feriado de Ano Novo Lunar de uma semana na China, ao subir mais de 3% para uma máxima do contrato nesta segunda-feira, com o otimismo em torno das perspectivas de demanda para a maior produtora de aço do mundo.

O contrato de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 2%, a 873,50 iuanes (129,40 dólares) a tonelada, depois de atingir a máxima contratual de 890 iuanes.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de março de referência do ingrediente siderúrgico subiu 1,1%, para 127,80 dólares a tonelada, diminuindo frente a uma máxima da sessão de 130,55 dólares.

“Precisamos esperar para ver se o rali de reabertura mantém a vivacidade com que entrou no período de férias ou se esse otimismo agora está se esgotando”, disse o diretor administrativo da Navigate Commodities, Atilla Widnell.

O sentimento geral do mercado foi positivo, com os traders comemorando os dados mostrando que as viagens de férias do Ano Novo Lunar dentro da China aumentaram 74% em relação ao ano passado, depois que as autoridades eliminaram as restrições de viagens da Covid-19.

Somando-se ao clima otimista, o banco central disse no domingo que renovaria três ferramentas de empréstimo para aumentar o apoio a setores específicos da economia.

No mercado spot, o minério de ferro com teor de 62% de referência foi negociado a 130,00 dólares a tonelada, depois de já ter alcançado na véspera o maior valor desde junho, com base em dados da consultoria SteelHome.

A australiana Fortescue Metals disse na sexta-feira que esperava uma recuperação econômica sólida na China, principal compradora de minério de ferro.

Mas preocupações com uma intervenção regulatória, já que a China alertou contra a especulação de preços, podem reduzir os ganhos.

A China “se tornará mais vigorosa e expressiva em sua narrativa sobre o que considera preços supervalorizados do minério de ferro – se eles continuarem subindo”, disse Widnell.

Fonte: InfoMoney