
Consumidores e empresas podem ajudar negócios locais a enfrentar a crise do coronavírus
Iniciativas vão de comprar produtos e serviços com antecipação a ampliar o acesso ao crédito. Saiba como colaborar.
Os pequenos negócios serão um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Mas, para além das políticas públicas destinadas a microempreendedores e profissionais autônomos, a sociedade pode dar apoio à sobrevivência desses negócios.
Especialistas e empresas indicam uma série de ações das quais consumidores, grandes indústrias e outros segmentos podem lançar mão para ajudar os negócios locais a atravessar a crise. São iniciativas como as listadas abaixo, e que vão de comprar produtos e serviços com antecipação a ampliar o crédito.
A partir de hoje, cinco marcas da Editora Globo — O GLOBO, Extra, Valor, Época Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios — produzirão conteúdo sob o selo #apoieonegóciolocal, em suas plataformas impressas e digitais, para destacar boas iniciativas que já estão sendo feitas e dar orientações aos pequenos negócios. Um setor que responde por 27% do PIB e gera mais da metade dos empregos formais do país.
Veja exemplos do que cada um pode fazer para colaborar:
CONSUMIDORES
Comprar um voucher/vale para usar em um restaurante depois da quarentena
Participar de ações como cliente-amigo, em que o nome é exposto em um mural de agradecimento na parede do estabelecimento
Incentivar artistas ou influenciadores digitais a promover sorteios e rifas para jantar com um fã em um restaurante local e dar a renda ao estabelecimento
Pedir delivery de restaurantes locais
Não pedir a devolução de ingresso de apresentação adiada, e esperar novas datas
Participar de clubes de fidelidade, com acesso a descontos e prioridade na compra dos próximos espetáculos
Substituir aulas de informática ou de idiomas e consultas de terapia por sessões virtuais
Pagar antecipadamente por tratamentos estéticos, massagem e serviços para os cabelos e usar depois da crise. Inclusive pacotes de serviços
Se precisar realmente fazer uma compra de comida ou medicamentos na rua, optar por estabelecimentos de vizinhança. Isso ajuda, inclusive, a reduzir a circulação de pessoas
Pagar antecipadamente por alimentos perecíveis que não podem ser estocados em casa, pré-combinando a entrega semanal
Separar roupas que precisam de reparos e combinar, assim que for seguro, a coleta com profissionais da área
Fazer uma doação (live donation) online durante aula ou apresentação de chef, professor de idioma ou instrutor de exercícios físicos
GRANDES EMPRESAS E INDÚSTRIAS
Patrocinar transmissões ao vivo nas redes sociais de profissionais autônomos e empresas menores, por exemplo de exercícios físicos e educação
Promover cursos online gratuitos para sua cadeia. Por exemplo, segurança alimentar e higiene em bares e restaurantes
Apoiar ações de microcrédito para negócios locais, com juros baixos e carência longa
Estimular a doação de material de trabalho e insumos básicos para microempreendedores individuais
Ajudar na logística de transporte de produtores do interior
Suspender temporariamente ou dar descontos no valor de serviços, como telefonia
SETOR DE TECNOLOGIA
Incentivar e dar consultoria à operação digital dos pequenos negócios
Dar visibilidade aos pequenos negócios nas plataformas de e-commerce
Criar boas condições para a entrega dos produtos dos pequenos negócios pelos aplicativos de delivery, como gratuidade nas taxas
Dar apoio financeiro aos entregadores que estão com coronavírus ou precisam ficar em isolamento
SETOR FINANCEIRO
Prorrogar o pagamento de dívidas de autônomos e pequenos empreendedores, inclusive nas linhas mais caras, como cartão de crédito e cheque especial
Reduzir ou isentar de mensalidades e taxas de maquininhas de pagamento
Criar oferta adicional de crédito
Facilitar soluções digitais em que o pequeno empreendedor possa cobrar do cliente sem contato físico.
Fonte: Época Negócios