Institucional



O setor de fundição ocupa atualmente uma área total de 140.000 m², sendo 26.500 m² de área construída. Dividida em dois subsetores, a empresa conta com um parque fabril especializado na produção de peças de grande porte, e outro, inaugurado em 2004, que produz peças de pequeno e médio porte.

A capacidade instalada atual é de 20.000 t/ano de peças fundidas acabadas. Para isto, a Moreno dispõe de modernos fornos de indução com diferentes potências e capacidades para produzir peças de 50 kg até 30.000 kg de peso final, além de um conjunto amplo de panelas de vazamento para atender todo o mix de peças.

O processo de moldagem é manual e se divide em quatro células. Utiliza-se o sistema de cura a frio com dois misturadores de areia (móvel e fixo), com capacidade de até 60 t/h, e com caixas de moldagem de até 4,5 x 4,5 m. Ao final desse processo, 90% de toda a areia utilizada é recuperada.

Além disso, a Moreno conta com cinco modernos fornos de tratamento térmico com capacidade de 3,5 x 2,5 x 2,0 m até 5,0 x 8,0 x 3,0 m, com a melhor tecnologia de queimadores a gás, garantindo assim, a homogeneidade da temperatura, que é regulada por pontos de controle e registros gráficos.

Realizam-se internamente os tratamentos de normalização, solubilização, revenimento, alívio de tensões e têmpera em água. A área de acabamento dispõe de equipamentos de jateamento manual e automático, completas células integradas de rebarbação, soldagem e inspeção, com equipe de soldadores e inspetores qualificados. Todas as unidades são muito bem equipadas com pontes rolantes de diversas capacidades, variando de 10 a 60 toneladas.

Dentro deste conceito, a Fundição Moreno vem investindo em estrutura fabril e equipamentos, tais como: software Magma para simulação de processo de fundição, braço Romi 3D e Laser Tracker para inspeção de modelo e peça fundida, nova panela de 25 toneladas, Robô Panasonic para soldagem de camisas de moenda e novo tanque de tratamento térmico para peças de grande porte.

Além disso, a diretoria da Moreno com muito prazer tem como objetivo de sempre atender com excelência os nossos clientes, informa a abertura da filial na região sul, onde teremos uma nova estrutura voltada ao mercado sucroenergético.



Forno Tratamento Térmico
Fornos de tratamento térmico
Forno Indução
Panela
Misturadores
Sistema de reciclagem de areia com capacidade de 60 toneladas por hora
Misturadores
Sistema de reciclagem de areia com capacidade de 60 toneladas por hora

Usinagem

O parque de usinagem dispõe de máquinas pesadas e de precisão, além de, convencional e CNC, oferecendo peças desbastas ou com usinagem completa, podendo também incluir serviços de soldagem e montagem.


A empresa tem duas unidades de usinagem, com área total construída de 7.000 m². Conta com uma gama completa de ferramentas, dispositivos e aparelhos de medição e controles, além de uma equipe treinada de operadores e inspetores. Assim como a fundição, a usinagem também possui a certificação ISO 9001. A Moreno está totalmente adequada para atender aos mais diversos segmentos de mercado, com os níveis mais rigorosos de tolerância e acabamento.


Mandrilhadora
Mandrilhadoras
...
Torno vertical
Torno Horizontal
Torno horizontal