O setor de fundição ocupa atualmente uma área total de 140.000 m², sendo 26.500 m² de área construída. Dividida em dois subsetores, a empresa conta com um parque fabril especializado na produção de peças de grande porte, e outro, inaugurado em 2004, que produz peças de pequeno e médio porte.
A capacidade instalada atual é de 20.000 t/ano de peças fundidas acabadas. Para isto, a Moreno dispõe de modernos fornos de indução com diferentes potências e capacidades para produzir peças de 50 kg até 30.000 kg de peso final, além de um conjunto amplo de panelas de vazamento para atender todo o mix de peças.
O processo de moldagem é manual e se divide em quatro células. Utiliza-se o sistema de cura a frio com dois misturadores de areia (móvel e fixo), com capacidade de até 60 t/h, e com caixas de moldagem de até 4,5 x 4,5 m. Ao final desse processo, 90% de toda a areia utilizada é recuperada.
Além disso, a Moreno conta com cinco modernos fornos de tratamento térmico com capacidade de 3,5 x 2,5 x 2,0 m até 5,0 x 8,0 x 3,0 m, com a melhor tecnologia de queimadores a gás, garantindo assim, a homogeneidade da temperatura, que é regulada por pontos de controle e registros gráficos.
Realizam-se internamente os tratamentos de normalização, solubilização, revenimento, alívio de tensões e têmpera em água. A área de acabamento dispõe de equipamentos de jateamento manual e automático, completas células integradas de rebarbação, soldagem e inspeção, com equipe de soldadores e inspetores qualificados. Todas as unidades são muito bem equipadas com pontes rolantes de diversas capacidades, variando de 10 a 60 toneladas.
Dentro deste conceito, a Fundição Moreno vem investindo em estrutura fabril e equipamentos, tais como: software Magma para simulação de processo de fundição, braço Romi 3D e Laser Tracker para inspeção de modelo e peça fundida, nova panela de 25 toneladas, Robô Panasonic para soldagem de camisas de moenda e novo tanque de tratamento térmico para peças de grande porte.
O parque de usinagem dispõe de máquinas pesadas e de precisão, além de, convencional e CNC, oferecendo peças desbastas ou com usinagem completa, podendo também incluir serviços de soldagem e montagem.
A empresa tem duas unidades de usinagem, com área total construída de 7.000 m². Conta com uma gama completa de ferramentas, dispositivos e aparelhos de medição e controles, além de uma equipe treinada de operadores e inspetores. Assim como a fundição, a usinagem também possui a certificação ISO 9001. A Moreno está totalmente adequada para atender aos mais diversos segmentos de mercado, com os níveis mais rigorosos de tolerância e acabamento.