GE Oil & Gas inicia 2017 com lançamentos e acordos digitais inovadores


Em sua reunião anual de clientes, a GE Oil & Gas (NYSE: GE) anunciou hoje novos acordos inovadores, incluindo um acordo histórico de cooperação tecnológica, contratos para árvores submarinas e cabeças de poço, e uma nova solução digital habilitada para o Predix, plataforma de internet industrial da GE, para monitoramento de equipamentos. Os acordos são baseados na parceria e colaboração contínuas entre a GE e seus clientes. Além disso, também foram anunciados dois novos modelos de turbina a gás, a LM9000 e NovaLT12. 

"Para nós, a parceria e as capacidades digitais são prioridades para conduzir mais eficiência e produtividade à medida em que lidamos com a volatilidade da indústria. Para a América Latina, isso significa que estamos enfrentando desafios locais por meio de soluções inovadoras, combinando nosso conhecimento especializado e o foco em pesquisa e desenvolvimento com outros negócios da GE", disse Rogerio Mendonça, Presidente e CEO da GE Oil & Gas na América Latina. 

Entre as novas ofertas de tecnologia e acordos de parceria com clientes anunciados na Reunião Anual da GE Oil & Gas estão: 

Enterprise Impact - é a mais recente oferta no portfólio digital da GE, sendo um avanço inovador no monitoramento de condições, que também unifica insights de monitoramento por todo o projeto. Os gerentes de operação e de ativos em indústrias de processo com uso intensivo de capital podem agora empregar facilmente análises preditivas e prescritivas para identificar e priorizar rapidamente questões de saúde das máquinas com várias tecnologias de monitoramento, melhorando a eficiência operacional, reduzindo os custos de manutenção e aumentando as receitas de faturamento. 

Como uma solução de conectividade de dados habilitada para o Predix, o Enterprise Impact inclui um painel de controle baseado na Web para um ponto de acesso único e seguro para monitoramento de equipamentos e saúde de instrumentos. Diferentemente de soluções de ponto desconectadas e de monitoramento de modo único, o Enterprise Impact fornece informações holísticas e proativas para todo o empreendimento. 

A GE Oil & Gas e a Total Refining & Chemicals firmaram um Acordo de Cooperação Tecnológica com o objetivo de introduzir técnicas inovadoras de manufatura aditiva para a produção de impulsores de bombas centrífugas na instalação da GE em Bari, na Itália. O acordo representa um marco no processo de adoção de Manufatura Aditiva, como parte das operações diárias na produção de equipamentos para aplicações de petróleo e gás, inclusive downstream. 

A GE e a Total já implementaram com êxito técnicas de manufatura aditiva para turbomáquinas. Como parte do acordo, a GE Oil & Gas usará métodos avançados de fabricação, como digitalização a laser 3D e o Direct Metal Laser Melting para imprimir em 3D em uma escala 1/1, levando a uma redução significativa no tempo de execução - de meses para uma média de três semanas, a partir da disponibilidade de digitalização a laser 3D - e sofisticação tecnológica mais avançada. Essa solução avançada para otimizar a cadeia de suprimento, passando do estoque físico para o digital, pode ser uma contribuição efetiva para a competitividade das unidades de refino e produtos químicos da Total. O primeiro impulsor estará em operação em uma Refinaria Francesa da Total no segundo trimestre de 2017. 

A GE Oil & Gas venceu um contrato com a Premier Oil Indonesia para os campos de Bison, Iguana e Gajah Puteri (BIGP), no Mar de Natuna. O escopo abrange árvores submarinas e cabeças de poço, ferramentas de aluguel e suporte de serviço de campo durante a fase de instalação e comissionamento. Para a fase inicial, a Premier Oil Indonesia vai emitir um pedido de assistência para três conjuntos de árvores submarinas e cabeças de poço com entregas previstas até o primeiro trimestre de 2018.

As árvores submarinas serão construídas na fábrica da GE Oil & Gas em Batam, na Indonésia, refletindo nosso compromisso de aumentar o conteúdo local e a capacidade local para projetos submarinos na região. O acordo inclui a série Tree on Mudline (TOM) da GE Oil & Gas e o sistema de cabeça de poço SG1, adequado para operações em águas rasas que usam plataformas de perfuração autoelevatória (jack-up) e totalmente alinhado às necessidades do operador. 

A GE Oil & Gas, PDI e a EnerMech lançaram hoje a eMERge, uma parceria inovadora que apoia operadores novos e existentes de exploração e produção no Mar do Norte, para maximizar a recuperação econômica das reservas. A aliança estratégica oferecerá uma gama de serviços integrados de produção e suporte operacional. Ela ajudará a identificar oportunidades para aumentar a produtividade, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais e o tempo de inatividade por meio de interrupções não planejadas, além de oferecer serviços incluindo gerenciamento de projetos, engenharia para topside e submarina, construção e comissionamento e soluções de otimização de campo. 

Duas novas tecnologias também foram incluídas no portfólio da GE: dois tipos de turbinas super eficientes, modelos LM9000 e NovaLT12. O modelo LM9000 é uma turbina a gás aeroderivada de ciclo simples de 65MW com 43% de eficiência, derivada do motor a jato GE90 já instalado em aeronaves Boeing 777. O LM9000 oferece 50% a mais de intervalo de manutenção, 20% mais de energia e 40% menos de emissões de NOx (Número de Oxidação), o que resulta em menos 20% de custo com Gás Natural Liquefeito (GNL). Além de aplicações de GNL em off e onshore, a turbina também pode ser utilizada para ciclo simples, cogeração e geração de energia de ciclo combinado. 

Já a turbina NovaLT12 é uma adição ao crescente portfólio da GE de turbinas a gás heavy duty. Trata-se de uma turbina modular eficiente e flexível, projetada para uma alta eficiência e menor custo de aquisição. A NovaLT12 foi desenvolvida com foco nas operações midstream - tanto mecânica quanto de geração de energia - e também é compatível com aplicações upstream e downstream. Com uma eficiência de até 85% nas aplicações de cogeração, essas turbinas a gás representam uma solução avançada para produzir calor e energia, podendo aumentar a eficiência da usina industrial ao mesmo tempo em que reduzem as emissões de NOx e CO2. Essas turbinas serão produzidas por impressão 3D.




Fonte: Terra