Grandes empresas voltaram a liderar inovação, diz estudo




Estudo do Boston Consulting Group sobre as companhias mais inovadoras revela que o clichê de que empresas maiores ficam para trás em inovação está deixando de ser verdade.

"Big is back" ("Os grandes voltaram", em inglês): o 14º estudo anual das empresas mais inovadoras do Boston Consulting Group mostrou que a velha máxima de que companhias maiores ficam para trás na inovação em relação a startups e outras empresas menores não condiz mais com a realidade.

Segundo o estudo, apesar das pequenas empresas terem mais facilidade de coordenar esforços de inovação, o percentual de sucesso delas inovando não é estatisticamente maior que as grandes empresas. A pesquisa ainda afirma que o maior fluxo de caixa das grandes coloca elas em vantagem sobre as menores.

A pesquisa considerou como "grandes" as empresas com receita superior a US$ 1 bilhão. Todo o trabalho foi feito antes da pandemia de covid-19 fechar economias e negócios ao redor do mundo.

Mais de 40% das empresas grandes estudadas foram consideradas líderes de inovação, contra cerca de 50% das pequenas. Segundo o BCG, essa diferença já pode ser considerada "estatisticamente insignificante." Entre as maiores dificuldades citadas para inovação pelas grandes empresas, estão o investimento de recursos nos projetos certos e a união da empresa em uma estratégia de inovação.

"Dá para fazer inovação em empresa grande," disse Carrera. "Mas é preciso criar facilidades."

Apesar do estudo ter sido conduzido antes da pandemia do novo coronavírus, Carrera acredita que ele aponta para saídas para a crise atual. 

"Inovação pode ser sua única saída," afirmou. Métodos mais comuns para sobreviver, como demissões, podem ser contraprodutivos. "Cortes podem matar sua vantagem competitiva." Carrera deixa claro, no entanto, que o tamanho da crise pode tornar isso inviável, como no caso do setor de aviação e hotelaria.

Apple lidera ranking mais uma vez
A Apple foi eleita a empresa mais inovadora do mundo pelo BCG. A empresa comandada por Tim Cook foi a primeira colocada da pesquisa em todos os anos, com apenas uma exceção: 2019.

Em seguida, estão Alphabet (dona do Google), Amazon, Microsoft e Samsung.

A Huawei estreia no top 10, em sexto lugar, com o maior salto do ano: a empresa chinesa de telecomunicações foi 48ª em 2019.

Fonte: Época Negócios