Ibovespa recua puxado por quedas de grandes bancos e Petrobras




Presidente Donald Trump aumenta tensão comercial com a China ao assina decreto que pode banir operações do Tik Tok e WeChat nos EUA.

A bolsa brasileira abriu em queda nesta sexta-feira, 7, acompanhando o cenário externo negativo, após nova investida do presidente Donald Trump contra empresas chinesas de tecnologia, aumentando a tensão comercial com o gigante asiático. No radar do mercado também está o resultado do payroll de junho, que veio acima do esperado, mas deu margem a diferentes interpretações. Às 12h46, o Ibovespa, principal índice da B3, caía 0,98% para 103.102 pontos.

Nesta quinta-feira, 6, Trump assinou decreto que bane as operações americanas dos aplicativos Tik Tok e WeChat em 45 dias, caso não sejam vendidas para uma empresa dos Estados Unidos. Após a medida, as ações da Tencent, controladora do WeChat, caíram 5% na bolsa de Hong Kong.

Segundo Trump, a medida foi necessária para “proteger a nação” e os dados pessoais dos americanos. Contudo, as atitudes de Trump contra a China tem sido cada vez mais interpretada como um jogo político, tendo em vista as eleições presidenciais em que o republicano aparece atrás, nas pesquisas, do candidato democrata Joe Biden.

“Essa proibição é um passo importante, principalmente porque envolve a Tencent, que é uma gigante, dona de jogos como Fortinite. Isso gera a expectativa de que as medidas se estendam para outros produtos dela e gere uma reação da China, principalmente contra a Apple, que tem no país asiático seu principal mercado”, afirmou Jeffeson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus.

Divulgado nesta manhã, o payroll veio melhor do que o esperado, apontando para a criação de 1,763 milhão de empregos não-agrícolas em julho ante a expectativa de 1,600 milhão novos postos. Após o resultado, os ativos de riscos, como ações e moedas emergentes, apresentaram alguma reação positiva, mas insuficiente para reverter o tom negativo.

“O payroll veio muito bom, mas o mercado está meio na dúvida, porque se viesse ruim, a necessidade de mais estímulos seria maior. O mercado gostou um pouco, mas ainda está digerindo”, disse Laatus.

Na bolsa, as ações dos grandes bancos, com participação significativa no Ibovespa, recuam e ajudam a puxar o índice para baixo, após o Senado ter aprovado o projeto de lei que impõe teto de juros sobre cartão de crédito e cheque especial. Entre eles, a maior queda fica com os papéis do Santander, que se desvalorizam 2,8%. Banco do Brasil, Bradesco e Itaú caem cerca de 1,63%, 2,5% e 2%, respectivamente.

Com a desvalorização do petróleo no mercado internacional. as ações da Petrobras também se desvalorizam, contribuindo para a baixa do Ibovespa. Próximas da lanterna do Ibovespa, as ações preferenciais da Petrobras caem 1,98% e as ordinárias, 2%.

Apesar do clima negativo no mercado, as ações da NotreDame Intermédica se valorizam 0,4%, após o balanço da companhia ter surpreendido positivamente. No período, a companhia teve receita líquida de 2,6 bilhões de reais, 27,9% acima do registrado no mesmo período do ano passado. O lucro líquido ficou em 303,9 milhões de reais, em alta anual de 132,4% e 33,6% acima do esperado.

“Os resultados foram fortes e acima das expectativas. A pandemia reduziu a busca por procedimentos eletivos e visitas ao pronto socorro, o que fez o índice de sinistralidade cair bastante”, avalia Bruno Lima, analista de renda variável da Exame Research.

Fonte: EXAME