Minério de ferro marca terceira alta consecutiva no mercado à vista e vai a US$ 117,25 a tonelada


 Os preços do minério de ferro iniciaram a semana em alta, marcando o terceiro dia consecutivo de ganhos moderados, apesar dos dados negativos de concessão de crédito na China, maior consumidor mundial da commodity.

As notícias de que Pequim venderá, nesta semana, um primeiro lote de títulos de longo prazo, numa indicação de que o governo chinês segue implementando medidas para estimular a economia local, levaram algum ânimo ao mercado.

Ainda assim, a expectativa é de pressão sobre as cotações no curto prazo, conforme a Mysteel. A demanda de minério por parte das usinas chinesas, que já recompuseram seus estoques, tende a perder força nos próximos dias, uma vez que a margem das siderúrgicas locais seguem pressionadas e, nesse ambiente, seria natural um movimento de redução das taxas de operação, segundo fontes ouvidas pela consultoria.

No norte da China, segundo índice Platts, da S&P Global Commodity Insights, o minério com teor de 62% de ferro encerrou o dia com ganho de 0,6%, a US$ 117,25 por tonelada.

Com esse desempenho, a principal matéria-prima do aço zerou a perda acumulada em maio e, agora, exibe leve alta de 0,4% no mercado à vista. No ano, o desempenho ainda é negativo, com perdas de 16,6%.


Fonte: Valor Econômico