Tendências da automação industrial
O gerente de vendas da Siemens, Walter Massanori de Saito, durante a palestra Visões para o Futuro da Automação Industrial, realizada na sessão de abertura do VII Seminário de Automação de Processos (realizado nos dias 15 e 16 de outubro, em Santos - SP) declarou que atualmente o desafio das indústrias siderúrgicas e sua interatividade com a automação de processos, é o controle das propriedades de material. “Afinal elas já dominam uma grande parte do controle de conformação do material e acrescentou: A evolução por meio da automação revolucionou o processo de fabricação de aço”.
Desenvolvimento virtual
A realização de protótipos físicos para testes será cada vez mais substituída pelo desenvolvimento virtual e simulações, devido ao alto custo e tempo desperdiçado na produção, garante o executivo. Walter Massanori destacou também: "Você fabrica o material, então tem que levá-lo para o laboratório e testá-lo. Esses testes demandam custo e tempo excessivos. Hoje a realidade virtual é uma tendência definitiva".
Segundo ele, a automação passou do estágio "ilhas de soluções" evoluindo para o formato atual.
Inovação nas siderúrgicas brasileiras
Segundo o gerente da Siemens, as exigências e avanços tecnológicos do mercado mundial proporcionaram uma busca pela competitividade das siderúrgicas brasileiras, aprimorando o desempenho nas pesquisas e inovações. Para Massanori, a inovação eficaz garante os postos de trabalho. "Pesquisa é a transformação do dinheiro em conhecimento, enquanto inovação é a transformação do conhecimento em dinheiro", disse ele.
O operador do futuro
Segundo ele, provavelmente o operador do futuro não irá mais trabalhar dentro de uma usina. Segundo o crescimento da automação (4% ao ano) muitos postos de trabalho nas indústrias estão sendo extintos, provocando uma migração de setores da área de serviços e, principalmente, para o segmento de tecnologia de informação - TI, assim como, anteriormente à Revolução Industrial, a agricultura absorvia a maior parte da força de trabalho. Com o processo de evolução tecnológica, o gerente da Siemens pode estar certo em vários aspectos sobre o futuro da automação industrial.
Fonte: Diário da Automação