Ibovespa Futuro abre em alta com Trump sendo questionado; indústria brasileira desacelera no mês


SÃO PAULO - Os contratos futuros do Ibovespa com vencimento em abril subiam 0,77%, aos 87.185 pontos, às 9h14 (horário de Brasília) desta terça-feira (6), acompanhando a alta do mercado internacional com plano de Trump de sobretaxação do aço e alumínio sendo questionado por seus próprios companheiros de partido. Além disso, destaque para o resultado da indústria brasileira que ficou abaixo do esperado na passagem mensal.

A atividade industrial brasileira apresentou queda de 2,4% na passagem de dezembro para janeiro, ao passo que os analistas esperavam recuo de 2,1% na comparação, sendo a primeira baixa após 4 altas seguidas. No entanto, no comparativo anual, a produção cresceu 5,7%, superando as projeções de +5,2%. 

No mesmo momento, o dólar futuro com vencimento em abril registrava desvalorização de 0,51%, aos R$ 3,235. Do outro lado, os juros futuros com vencimento em janeiro de 2019 e 2021 operavam praticamente estável, cotados a 6,46% e 8,25%, respectivamente, com o mercado elevando as apostas por um novo corte da Selic em março. 

Plano de Trump discutido

Os contratos futuros norte-americanos sobem nesta manhã, refletindo as notícias da véspera de que o plano do presidente dos EUA, Donald Trump, de sobretaxar importações de aço e alumínio sofre oposição de alguns integrantes de seu próprio partido. Este fator diminuiu o temor de haver uma guerra comercial e ajudou a impulsionar os mercados asiáticos, que fecharam em forte alta nesta terça-feira (6). Além disso, o presidente do Banco Central do Japão, Haruhiko Kuroda, também contribuiu com a alta ao dizer que o BC japonês não pretende retirar sua política de estímulos antes que a inflação doméstica atinja a marca de 2%.

A Europa, por sua vez, também opera em alta na esteira do cenário americano. Cabe ressaltar que a União Europeia divulgou que está preparando tarifas para produtos norte-americanos, na casa dos 25%, caso Donald Trump leve adiante a sua proposta de sobretaxar metais. 

Fonte: infomoney