Produção global de aço bruto sobe 1,9% em agosto, nota Worldsteel


SÃO PAULO A produção global de aço bruto chegou a 134,1 milhões de toneladas em agosto, informou nesta quarta-feira a Worldsteel Association. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 1,9% e, em comparação com julho, houve leve aumento de 0,3%.

 

A entidade, que reúne informações dos 66 principais países na siderurgia internacional, mostrou ainda que a China produziu 68,6 milhões de toneladas no mês passado, 3% a mais em comparação anual e avanço de 2,6% frente ao mês imediatamente anterior. De julho para agosto, a participação chinesa no total do mundo foi de 49,9% para 51,1%.

Os dados mostram que, apesar dos planos do governo chinês de reduzir a capacidade local de produção do aço em 150 milhões de toneladas durante cinco anos, os estímulos à atividade no país e as oportunidades de exportação têm feito o gigante asiático, na verdade, elevar o volume produtivo.

Regiões

Na Ásia, quando se desconsidera a China, também foi observado aumento. A alta de agosto em comparação anual foi de 4,7%, para 25,4 milhões de toneladas. Perante julho, porém, houve queda de 0,2%.

Por outro lado, na União Europeia foi registada queda de 1,4% na produção, em comparação anual, para 12 milhões de toneladas. A baixa mais significativa foi do Reino Unido, de 37,5% para 582 mil toneladas. Ante julho, o volume produzido pela Europa caiu 7,8%.

A Rússia também diminuiu o ritmo em agosto. Foram produzidas 5,9 milhões de toneladas de aço bruto, recuo de 1,9% em relação a igual mês de 2015. Frente ao mês imediatamente anterior, foi registrada diminuição de 3,4%. Nos Estados Unidos, a produção foi cortada em 3,4% e 2,5%, respectivamente, chegando a 6,7 milhões de toneladas.

Capacidade global

A Worldsteel informou também que o uso de capacidade global da siderurgia terminou agosto em 68,5%. Em julho, o nível era de 68,4%, e em agosto do ano passado, de 68%.

No acumulado de 2016 até agosto, os 66 países que a entidade acompanha produziram 1,07 bilhão de toneladas de aço bruto, 0,9% a menos do que no mesmo período do ano passado. A produção na China teve leve queda de 0,1%, para 536,3 milhões de toneladas.