Preço médio do aluguel residencial já subiu mais que a inflação em 2018, diz FipeZap


Os preços anunciados para novos contratos de aluguel residencial subiram mais que a inflação nos primeiros 5 meses do ano. É o que aponta a pesquisa FipeZap divulgada nesta sexta-feira (14).

De acordo com o levantamento, feito em 15 locais, o valor médio do aluguel residencial subiu 1,9% entre janeiro e maio de 2018, enquanto a inflação no período foi de 1,33% - considerando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No entanto, considerando os 12 meses terminados em maio, os preços do aluguel registraram queda real. Isso porque, enquanto o valor médio subiu 0,6%, a inflação foi de 2,85%. Com isso, é possível dizer que os preços do alugue tiveram queda real de 2,19% no período.

Na passagem de abril para maio, os preços do aluguel subiram 0,13%, abaixo da inflação de 0,4%.

A pesquisa vale para os preços anunciados para novos contratos de locação imóveis residenciais, e não contempla, portanto, a variação do custo do aluguel de casas ou apartamentos em contratos já existentes. Nesses casos, a correção costuma acompanhar o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).


Fonte: G1