Matérias-primas siderúrgicas avançam com perspectiva de menor oferta


Os preços de matérias-primas siderúrgicas chegaram a saltar quase 6 por cento na China nesta segunda-feira, com o coque subindo mais de 4 por cento, impulsionado por preocupações com a oferta mais apertada em meio à desaceleração da produção após um longo feriado público.

A cidade de Handan, na província de Hebei, emitiu durante o feriado um plano de redução na produção para o inverno (no Hemisfério Norte), dizendo que as restrições às indústrias pesadas vão de 1º de novembro a 31 de março de 2019. Isso seria um mês a mais do que o observado no inverno anterior.

O contrato de carvão metalúrgico mais ativo na Bolsa de Dalian para janeiro subiu 5,9 por cento, para 1.332 iuanes (193 dólares), o maior nível desde 23 de agosto.Os futuros do coque para janeiro subiram 4,2 por cento, para 2.331,50 iuanes por tonelada.Também em Dalian, os futuros do minério de ferro ganharam 1 por cento, para 498 iuanes por tonelada.Em paralelo, os contratos do vergalhão de aço na Bolsa de Futuros de Xangai fecharam em alta de 0,7 por cento, a 3.971 iuanes por tonelada, recuperando-se das perdas iniciais.


Fonte: DCI