Nasa tem 1ª diretora-chefe de voo mulher em 60 anos de história


Holly Ridings vai conduzir todas as missões espaciais do principal centro de treinamento de astronautas.

A Nasa anunciou nesta terça-feira (18/09) que Holly Ridings atuará como diretora-chefe de voo no Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas. Ela será a primeira mulher nos 60 anos de história da Nasa a ocupar o cargo.

Em sua nova função, Holly vai conduzir todas as missões de voo espacial do Centro de Controle de Missão do Centro Espacial Johnson em Houston, Texas (EUA) – que serve como principal centro da agência para treinar astronautas e monitorar todas as missões espaciais tripuladas.

O centro abriga 32 diretores de voo e diversos executivos em treinamento, que supervisionam equipes de engenheiros e cientistas encarregados de garantir a segurança e o sucesso de missões tripuladas.

Durante 20 anos, Holly dirigiu várias expedições à Estação Espacial Internacional, assim como a primeira missão de carga da SpaceX Dragon em 2012.

Nos próximos anos, vai comandar mais viagens à Estação Espacial Internacional (ISS), bem como as próximas missões Orion, que incluem planos para transportar tripulações de astronautas para explorar a Lua e Marte.

Para se ter ideia, essas equipes lidam com a comunicação com os astronautas e rastreiam sistemas espaciais a qualquer hora, prontos para solucionar quaisquer problemas que possam surgir.

Neste contexto, a nova diretora-chefe supervisionará o trabalho de todos os diretores de voo e suas equipes.

A Nasa está empenhada em promover mulheres líderes. No início de setembro, a agência anunciou Jody Singer como diretora do Marshall Space Flight Center, no Alabama, e em agosto, Vanessa Wyche tornou-se a segunda na hierarquia do Centro Espacial Johnson.


Fonte: Época Negócios