Volume de produção de petróleo e gás no pré-sal supera o no pós-sal pela primeira vez


RIO - A produção de petróleo e gás natural no pré-sal superou o volume produzido nos campos do pós-sal pela primeira vez em dezembro do ano passado. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção total de petróleo e gás atingiu 3,32 milhões de barris diários naquele mês. Desse total, 1,68 milhão diários vieram dos campos do pré-sal, cuja produção se iniciou em 2010, com cerca de 41 mil barris diários.

Em termos de produção apenas de petróleo, o volume do pré-sal já havia superado o do pós-sal em junho de 2017, pela primeira vez, conforme noticiou O GLOBO. Naquele mês, a produção no pré-sal atingiu 1.353 mil barris diários, enquanto nos campos do pós-sal foi de 1.322 mil barris diários.

Em dezembro, a produção de petróleo total no país foi de 2.612 mil barris por dia — taxa 0,7% superior a novembro e queda de 4,3% em relação mesmo mês do ano anterior. No ano, a produção média diária de petróleo foi de 2.6 milhões de barris por dia, 4% superior ao volume produzido em 2016.

A produção de gás natural foi de 113 milhões de metros cúbicos por dia — praticamente igual ao mês anterior — e cresceu 1,4% em comparação igual mês de 2016. No ano, a produção média foi de 110 milhões de metros cúbicos por dia, com 6% de aumento em comparação a 2016.

Já a produção de petróleo no pré-sal foi de 1.35 milhão de barris por dia no mesmo mês e 52 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. A produção total de petróleo e gás no pré-sal foi de 1.68 milhão de barris por dia. O número representa um aumento de 2% em relação ao mês anterior. A produção do pré-sal corresponde a 50,7% da produção total.

A Bacia de Santos já é a maior produtora de petróleo e gás com um volume total de 1,51 milhão de barris diários, enquanto a Bacia de Campos, até pouco tempo a maior região produtora, produziu 1,42 milhão de barris por dia de petróleo e gás.

A Petrobras continua sendo a maior produtora de petróleo do país com um volume extraído em dezembro de 2,52 milhões de barris por dia de petróleo e gás natural. Com um total de 402,3 mil barris diários, a Shell Brasil é a segunda em produção, seguida por Petrogal, responsável por 101,8 mil barris por dia.

A produtividade dos poços no pré-sal continua bastante elevada, o que torna sua produção rentável. O maior poço produtor de petróleo do país fica no campo de Lula, na Bacia de Campos, com uma vazão de 37,9 mil barris diários, enquanto outros 16 tem vazões acima de 30 mil barris por dia. A média das vazões em campos marítimos na Bacia de Campos, por exemplo, é da ordem de 1.800 barris por dia, enquanto alguns atingem de 3 mil a 5 mil barris por dia.

O maior campo produtor do é o de Lula, no pré-sal com um volume total de 1.012 mil barris diários em dezembro, seguido de Sapinhoá, também no pré-sal, com 331 mil barris por dia. O terceiro maior campo produtor é o de Roncador, no pós-sal na Bacia de Campos. No final do ano passado foi anunciado que a Petrobras vendeu uma fatia de 25% do campo de Roncador à norueguesa Statoil por US$ 2,9 bilhões.


Fonte: oglobo